domingo, 23 de dezembro de 2007

Desejo-vos a todos...

...um Feliz Solstício de Inverno!
Para quem não sabe, dá-se o nome de solstício ao dia mais curto (de inverno) ou longo (de verão) do ano. Quando no hemisfério norte (o nosso) se dá o de inverno, no hemisfério sul dá-se o de verão, e vice-versa! A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.
Este dia é associado ao Natal, e também, ao nascimento de Jesus... Ora, longe de mim querer gerar discussões religiosas ou abanar os pilares culturais e religiosos de quem lê o que vou dizer a seguir, a minha fé também assenta nesses mesmos pilares e neles continuarão. Apenas quero que façam a vós próprios as mesmas questões que eu fiz a mim próprio e encontrem as vossas próprias respostas.
Segundo o autor deste site, e passo a citar porque não vale a pena dizer o mesmo por outras palavras, apenas não pude deixar de traduzir a linguagem brasileira para português:

"A comemoraçao do solsticio de inverno foi totalmente modificada e readaptada pelo Império Romano e as gerações subsequentes e esse Império. Foi em Roma que o solstício passou a ser conhecido como sendo a data fixa do nascimento do salvador da humanidade, do filho de Deus e não mais do Sol, filho da Luz. Foi no ano de 336 de nossa era, que o Imperador Romano Constantino I, aproveitando os festejos do solstício da luz, anunciou para os povos do império a nova religião de Roma e contou a historia do seu salvador. Essa religião tomou como base para a sua formaçao, muitas das valiosas e preciosas informaçoes mais antigas. O nascimento do filho humano de Deus na Terra na mesma data do nascimento do sol, foi uma dessas adaptaçoes feitas para a nossa era. Roma simplemente usou uma data que já existia como festejo tradicional dos povos e criou um novo motivo para as pessoas de todas as religioes continuarem comemorando.

Desde que Roma modificou os motivos dos festejos, o solstício perdeu o seu significado real e com o tempo, este festejo passou a ser comemorado como o "Nascimento do filho de Deus", essa data que hoje conhecemos como Natal.

Foi a partir dos significados místicos e das informações sagradas deixadas pelas antigas civilizações, que o Império de Roma construiu as bases de sustentação para a formação de sua religião, até então inexistente. Com as informações sagradas, foi mais fácil tornar possível a modificação das "histórias" sobre o nascimento, crucificação e ressurreição de um filho de Deus na Terra.

Baseando-se nos escritos antigos encontrados na índia, no Egipto, nas escolas iniciáticas antepassadas e nos templos sagrados, os ministros de Roma elaboraram uma religião para o até então império pagão. Roma era um império que recolhia taxas dos territórios ocupados pelo Imperador e não um império religioso. Roma era uma potência de guerra que implantava um poderoso comércio financeiro entre os povos. Até Constantino I, Roma deixava os territórios ocupados livres para praticarem suas religiões, depois de Constantino, Roma passou a ser conhecida como sede da religião Católico Apostólica Romana.

Quase todas as informações verdadeiras foram recolhidas pelo império, muitas das informações sobre o nascimento da luz pela virgem mãe na Terra, sobre os seres de luz que estavam na Terra, sobre os mestres que curavam, andam sobre as águas e ressuscitavam foram interpretadas e readaptadas pelos ministros do imperador com o intuito de formatar uma religião única para o Império.

O solstício de inverno era uma data comemorada por todos os povos de todas as religiões pois se tratava do nascimento do novo ciclo do sol sob a Terra. Essas informações do solstício ainda estão registradas nas paredes dos monumentos egípcios e nos registos dos indianos. O solstício também estava registrado nas antigas escrituras sagradas e em muitos livros que foram destruídos e queimados pelo Império Romano.

(...)

Foi através da formação do que ficou registrado em Roma como o concilio de Niceia, concilio formado por 800 dos mais sábios ministros de Roma, que Roma mudou toda a história da humanidade. Esse concilio foi criado pelo império Romano no ano de 336 com o intuito de criar uma religião oficial para o império. Roma elaborou não somente um novo calendário para o mundo, como também mudou o rumo da humanidade, atirando as pessoas no que nos chamamos de era da escuridão. Foi a partir do controvertido livro religioso criado pelo concilio de Niceia, que perdemos completamente a consciência de quem de facto somos. Essas confusões foram e são motivo de muitas guerras que ainda acontecem no mundo. Actualmente são mais de 2500 diferentes religiões que interpretam a bíblia de formas contrárias a Roma.

A bíblia demorou 4 anos para ser escrita e elaborada e nela estão reunidas muitas informações sagradas, porém essas mensagens e códigos estão misturados com informações manipuladas pelas mentes mais dominadoras.

(...)

As civilizações mais antigas consideravam o Sol como sendo o filho da luz, a luz para aqueles povos representava Deus em vida.

Entre os druidas por exemplo, o solstício era comemorado como o dia da fertilidade. Muitas virgens escolhiam essa data para perderem a sua virgindade e muitas mulheres tentavam engravidar no mesmo dia do nascimento do sol.

Entre os povos asiáticos, o solstício era representado por um velho de barbas brancas e roupa vermelha e branca. Esse ser representava Deus na Terra e os asiáticos acreditavam que esse Deus encarnado trazia para a humanidade o seu filho sol.

Na astrologia esta data do solstício é reconhecida como o dia em que o sol atinge o seu grau mínimo de luminosidade na Terra. Por esse motivo, os magistas e filósofos chamam esse dia de dia do renascimento da luz... Depois do dia 21 de Dezembro, o sol renasce e recomeça o seu ciclo em torno do planeta.

Os Egípcios festejavam o solstício com rituais de magia que envolviam os cultivos de sementes e as fecundações...

Os Indianos festejavam o solstício transcendendo os corpos em rituais dimensionais mágicos...

Os Maias elaboraram um perfeito calendário usando o solstício como o inicio do ciclo do sol e da lua na Terra... Nos períodos de 21 de Dezembro e 21 de Junho, a radiação do sol na Terra atinge o seu momento máximo e os Maias projectaram esses ciclos num calendário que vai até o dia 21 de Dezembro de 2012."

O autor depois contínua, mas já com a sua opinião pessoal, a qual acho extremista, por isso não a coloquei aqui mas se a quiserem ler sigam o link acima.

Agora, a meu ver estas informações, se verdadeiras, põem em causa toda uma série de argumentos que justificaram guerras (cruzadas, guerras santas) , chacinas, genocídios (apartheid, Klu Klux Klan, Hitler e os Judeus) homicídios, bombistas-suicidas, mártires, e por aí... acho que tudo o que se possa fazer de mau a um ser humano já foi feito em nome da religião. A religião foi o bode expiatório e o motor de muitos acontecimentos horríveis na história da humanidade, como podem tantas pessoas morrer e sofrer em nome de algo que pode ser totalmente falso e manipulado? É indescritível na minha opinião...

No entanto, a religião é capaz de facto de fazer milagres, milhões de pessoas têm vidas melhores e sobreviveram a verdadeiras provações com a sua ajuda. Fê-las seguir em frente e olhar para cima quando não podiam descer mais baixo, seja por drogas, perda de familiares - devido a guerras por exemplo (oh the irony...), acidentes, etc. Serve também o papel de mentor de moral humana, usando a sua força e influência, impondo a força do perdão e do pacifismo (actualmente),definindo bem e o mal (a definição dos 10 mandamentos e dos 7 pecados mortais deram origem à justiça e igualdade entre todos os seres humanos), por exemplo...

A conclusão a que eu chego, é que as pessoas são só... pessoas. Precisam de acreditar em algo, desde o princípio da humanidade que isso acontece, seja em Buda, Deus, Alá, Zeus, extraterrestres, Osíris, Elvis Presley... A necessidade está dentro de nós, e dependendo da sociedade onde nascemos, a respectiva religião é-nos embutida para satisfazer essa necessidade e nós não somos obrigados a seguí-la, podemos optar por outra.
Os crimes são cometidos por pessoas, não por deuses ou entidades superiores. Elas cometem-nos por aquilo em que acreditam, mas também... por dinheiro, por sexo, por qualquer coisa... Conseguimos ser assim, crús, selvagens. Precisamos que algo superior nos guie e oriente...
O que interessa se a religião em que acreditamos é falsa, se em nome dela constroem-se instituições que acolhem as nossas crianças e idosos desafortunados, se graças a ela o nosso amigo ou amiga finalmente larga as drogas e segue um caminho digno, se ela dá as condições para que o aborto não seja a única opção disponível, para que a fome e a miséria acabem...
A religião é feita pelas pessoas, e deve ser feita para as pessoas, deve servi-las, não o contrário! De certeza que foi isso que o concílio de Roma também procurava, e não a justificação para genocídios e bombistas-suicidas...

Não mudei de opinião quanto ao Natal, vou continuar a celebrá-lo como sempre, em família, a dar e a receber felicidade. Tenho a certeza que vou comemorá-lo pelos melhores motivos, quer o tema seja o nascimento de Jesus ou o solstício de inverno. Mudei sim a minha opinião quanto ao meu papel no mundo enquanto crente e ser mortal que sou, responsável por ajudar o próximo e o pastor de quem amo e quero do meu lado. Pode não ter existido O carregador da cruz, mas a moral da sua história não podia fazer mais sentido e é da responsabilidade de cada um fazer o melhor que se pode para que ninguém alguma vez tenha que carregar o que ela representa.

O melhor dos Natais a todos vós e muita paz e felicidade é o que vos desejo!
Muito ficou para dizer sobre os factos científicos dos solstícios - equinócios, trópico de cancer, trópico de capricórnio, círculos polares estão relacionados com eles. Por isso deixo-vos a página da wikipédia aqui referente a essa matéria, é bastante interessante, dêem uma olhada quando estiverem com paciência. Infelizmente está em inglês :(
Outra sobre a mesma temática e desta vez em brasileiro e também muito completa encontra-se aqui!
E porque não esta excelente imagem do solstício de inverno de 2005 em APOD?!

Deixo-vos com a minha música favorita do momento: Puscifer - Rev. 22:20 (Dry Martini Mix)
Um grande abraço!*

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O cosmos do floco...

Ainda agora assisti a um documentário no canal História sobre a neve e flocos de neve... Essas pequenas criações naturais deixaram-me surpreendido pela sua beleza e também pelos factos apresentados no documentário! Senão, ora dêem uma olhada a algumas fotografias:


Imagens de cristais de neve (retiradas de SnowCrystals.com)

Como é que algo tão complexo nasce do simples congelamento de vapor de água?!
Bem, muito (muito muito) resumidamente falando, duas coisas ocorrem: a facetação e a ramificação (links em inglês). É do frágil equilíbrio entre estes dois acontecimentos que as variadas formas dos cristais de neve ocorrem.

Diagrama de crescimento dos cristais (retirado de SnowCrystals.com)

De simples não tem nada! Esta complexidade leva a que se afirme que não existam dois flocos de neve precisamente iguais, em toda a história do nosso universo. Como explica o autor do site já supracitado (explicação detalhada aqui), pensemos em quantas maneiras temos de dispor 15 livros numa prateleira... Para o 1º existem 15 posições disponíveis, para o 2º existem 14, para o 3º apenas 13, e por aí fora. O resultado é de mais de um trilião de maneiras de dispor apenas 15 livros... agora imaginem 100 livros, o número de possíveis maneiras de os dispor sobe para 10158 ( é um 1 seguído de 158 zeros). Esse número é cerca de 1070 vezes maior que o número total de átomos existentes no universo inteiro!
Se olharem com atenção para um cristal de neve complexo podem-se distinguir 100 características diferentes, como essas características podem ter crescido de modo ligeiramente diferente ou aparecerem dispostas em diferentes sítios do cristal, a mesma matemática pode-se-lhes aplicar! Daí o número de formas que os cristais podem ter é absolutamente enorme, podendo-se afirmar que é improvável que quaisquer dois cristais de neve complexos de toda a história do nosso planeta sejam completamente iguais!
É claro que nem todos os flocos são como os das fotografias anteriores, aliás, a maior parte não possui uma simetria hexagonal perfeita, apresentando-se distorcidos. São esses os mais comuns! e pronto, espero que tenha despertado a vossa curiosidade e fascínio para este micro cosmos e tudo o que o envolve! Muito ficou por dizer mas deixo-vos com alguns links relacionados:

SnowCrystals
Wikipédia - Neve
Wikipédia - Curva de Koch (pouco tem a ver com flocos de neve mas deveras interessante)
Design a snowflake online

Espero que neve este ano de novo cá na térrinha, pode ser que caiam dois flocos iguais ;) Até lá!*