quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fotografias que valem mais que mil palavras...

Aqui podem encontrar uma fotografia de astronomia diferente por dia (como a que se encontra por baixo), sempre acompanhadas de uma breve explicação do que nela se observa. Pretty neat!

Pormenor da Nébula do Pelicano

Encontrei também há algum tempo um documentário da BBC, legendado em português brasileiro, que fala sobre a procura por parte dos cientistas de uma teoria que unificasse todo o Universo, podendo a partir dela explicar tudo o que nele acontece. é bastante interessante (na minha opinião) daí encorajo-vos a vê-lo:



Também o podem encontrar aqui se não o conseguírem/quiserem ver nesta página.

Deixo-vos, um abraço!*

sábado, 13 de outubro de 2007

Feeling lucky today?

Btw, lembrei-me agora, nessa ficha de probabilidades do meu irmão também estava calculada a probabilidade de se ganhar o Euromilhões com uma aposta simples.
É nada mais nada menos que 1 em 76 275 360 de possibilidades, se for uma aposta dupla será 2 em 76 275 360, duplicando as hipóteses de êxito, e por aí adiante...

Ainda em relação ao post anterior, graças a uma pesquisa levada a cabo pela minha cara-metade, descobri o nome do filme que aí mencionei, chama-se Proof, título português: Entre o Génio e a Loucura. Anthony Hopkins e Gwyneth Paltrow estão presentes, sendo o personagem interpretado por Anthony Hopkins que associo ao matemático Andrew Wiles.

E pronto! Até à próxima!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Um romance matemático...

Encontrei este texto numa ficha de probabilidades do meu irmão, ele frequenta o 12º ano, e quis partilhar com quem lê este blog. Pareceu-me bastante interessante. Senão, ora vejam:

A teoria das probabilidades iniciou-se com uma troca de correspondência entre Pascal e Fermat, a propósito de um problema que um nobre francês tinha colocado a Pascal, problema esse relacionado com um jogo de azar.

O nome Fermat aparece historicamente ligado a um teorema, um dos mais célebres de toda a história da Matemática.

Fermat tinha o hábito de escrever notas em papéis soltos ou nas margens dos livros que lia. Descobriu-se, após a sua morte, que muitas dessas notas eram verdadeiros tesouros.

Havia notas ligadas à Geometria Analítica, que inventou, ao mesmo tempo que Descartes, mas trabalhando independentemente deste; havia outras notas ligadas ao Cálculo Diferencial; outras à Teoria dos Números; etc. Uma dessas notas, escrita na margem de um livro de Diofanto, ficou particularmente célebre. Dizia assim:

«Sabe-se que existem números naturais x, y e z tais que x2+y2=z2. Por exemplo, 32+42=52, 52+122=132, etc. (são chamados números pitagóricos). Porém, se n é um número natural maior do que 2, não é possível encontrar três números naturais x, y e z, tais que xn+yn=zn. Descobri uma demonstração verdadeiramente admirável deste facto, mas esta margem é demasiado pequena para a conter».

Nunca se encontrou a demonstração admirável que Fermat diz ter feito, mas, depois da publicação desta nota, por um dos filhos de Fermat, os maiores matemáticos de todo o mundo tentaram demonstrar este teorema, que ficou conhecido como Teorema de Fermat. Passaram-se os séculos XVII, XVIII e XIX e ninguém conseguiu. Chegou-se a pensar que Fermat estava enganado e que a afirmação era falsa, mas também ninguém conseguiu encontrar um contra-exemplo.

Em meados do século XX, dois matemáticos japoneses, Goro Shimura e Yutaka Taniyana formularam uma conjectura complicada, numa área da Matemática que, aparentemente, nada tinha a ver com o Teorema de Fermat. Essa conjectura ficou conhecida como Conjectura de Shimura-Taniyana. Porém, alguns anos mais tarde, mais precisamente em meados da década de oitenta, um matemático americano, Ken Ribet, provou que a Conjectura de Shimura-Taniyana implicava o Teorema de Fermat. Portanto, para a prova deste teorema ficar completa, faltava "apenas" provar a referida conjectura.

Mas essa tarefa não era nada fácil. Provar a Conjectura de Shimura-Taniyana parecia, para a maioria dos especialistas nestas áreas da Matemática, uma tarefa tão complicada como provar directamente o Teorema de Fermat.

Até que, mesmo no final do século XX, mais precisamente em Junho de 1993, um matemático inglês, Andrew Wiles, deu uma conferência em Cambridge, dividida em três palestras, dadas em dias diferentes. O título da conferência não permitia adivinhar o que estava para acontecer. No primeiro dia, o número de pessoas a assistir foi reduzido. Porém, no final dessa primeira palestra, alguns dos assistentes começaram a adivinhar o desenlace e passaram a palavra, de tal forma que, no segundo dia, a assistência era muito maior. No terceiro dia, a sala estava a abarrotar. Adivinhava-se já o que iria acontecer. De facto, no final da palestra, Andrew Wiles concluiu: «Portanto, se n é um número natural maior do que 2, não é possível encontrar três números naturais x, y e z, tais que xn+yn=zn. O anfiteatro, completamente cheio, aplaudiu de pé, durante vários minutos. Andrew Wiles tinha acabado de demonstrar a Conjectura de Shimura-Taniyana e, portanto, o Teorema de Fermat. Andrew Wiles tinha trabalhado nessa demonstração durante sete anos, sem dizer nada a ninguém.

A demonstração, com 200 páginas, foi então examinada, por vários especialistas, em todo o mundo. Dois meses depois, um outro matemático, Nick Katz, que passou os meses de Julho e Agosto de 1993 a estudar a demonstração de Wiles, descobriu um erro. Andrew Wiles retirou-se para o sótão de sua casa, para tentar resolver o problema.

Durante vários meses, trabalhando dia e noite, não conseguiu. Andrew Wiles sentia-se definhar. Até que, passado cerca de um ano, mais precisamente na manhã do dia 19 de Setembro de 1994, já desesperado, decidiu dar um último olhar ao problema que havia na sua demonstração, antes de a deitar fora. Wiles concentrou-se profundamente durante meia hora. E então viu a solução. Nesse momento, saltaram-lhe as lágrimas, não conseguindo esconder a emoção.

A demonstração, já corrigida, foi novamente passada a pente fino, por vários matemáticos. Desta vez, não foi encontrado nenhum erro. Agora sim, estava finalmente demonstrado o Teorema de Fermat. O esforço da comunidade matemática, em todo o mundo, durante mais de três séculos, estava compensado.

Fixe ? Lembro-me agora que há um tempo vi um filme cujo tema era uma importante demonstração matemática. O que acontece no filme a uma das personagens é extremamente parecido com o que acontece ao matemático Andrew Wiles, talvez tenha sido baseado nesta história. Infelizmente não me recordo do titulo do filme. Fica para depois...

Hasta la vista!

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Bons amigos => boas cunhas hehehe (kidding)

Nos últimos dias tive conhecimento de uns projectos de uns amigos meus de há já muito tempo e achei-os bastante interessantes então decidi aqui partilhá-los com vocês (espero que eles não se importem, não lhes pedi autorização):

Um deles é uma banda de
metal chamada The Open Wound, no myspace deles podem já ouvir uma música original, bastante fixe na minha opinião, bem como conhecer os membros desta banda formada por ex-membros de outras já extintas (creio eu). Provavelmente também têm disponíveis (se não têm deviam ter) fotos e vídeos mas eu não confirmei porque é preciso registrar e isso é coisa que não possuo. Passem por lá e dêem-lhes uma força :)

O outro é uma empresa centrada na área da informática e dispõe de um conjunto vasto de serviços, onde se engloba a venda de material informático, apoio técnico e formação na área da informática, de nome ACINFOR. Passem por lá e comparem os preços, vejam as promoções bem como as novidades, decerto haverá alguma coisa que vos interesse.

Desejo-lhes boa sorte a ambos os projectos, que tenham muito sucesso e atinjam os seus objectivos!!!

Aproveito também a ocasião para colocar no meu blog uma lista de outros, pertencentes a bons amigos e familiares :) Passem por lá, vale a pena!

Btw Vinnie, obrigado pelo comentário ao meu último post (e também pelo apoio demonstrado nos outros comentários :D), assim já não preciso comprar uma PS2 hehe, com a guitarra deve ser muito mais fixe do que no teclado mas pode-se sempre comprar a guitarra e depois com um adaptador liga-se facilmente ao computador, am I right?

Um abraço e até à próxima!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Momento de hiato, o meu tempo tem sido tomado quase por inteiro pelo projecto de Instalações Eléctricas II e ainda falta um bocado até estar completo. Ainda não fiz nenhuma "directa" mas vou fazer, projecto sem directa não é projecto hehe! Também posso dizer que tenho sorte de ter os colegas de grupo que tenho, ambos possuem experiência no assunto e agrada-me imenso trabalhar com eles porque são bons amigos e sempre bem dispostos, estou a aprender muito com eles...

Deixando agora o tema do trabalho e passando ao da diversão, ao ver este vídeo fiquei com vontade de comprar uma PS2 e o jogo Guitar Hero 2, o tipo dá-lhe mesmo bem...


Vejam o solo a partir do 5º minuto se não quiserem esperar, aí é que verdadeiramente começa... Ele devia anunciar esta skill no seu currículo hehehe!

On a non-related topic, os meus pêsames para a família e amigos do Colin Mcrae e do seu filho, não consegui ficar indiferente à notícia, fez-me lembrar que não devemos tornar a vida como garantida, pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer instante... Há que saber estimar o que temos e aproveitar os dias ao máximo!

Well, off to school I go... Ainda há muito para dimensionar e muito cabo eléctrico para desenhar!
Um abraço*

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Sandra Nasic de volta!

No outro dia recebi um email de um grupo de pessoas que há muito me tinha esquecido, o Guano Apes fanclub, anunciando o regresso à cena musical da vocalista dos Guano Apes - Sandra Nasic.
Esta banda sempre teve muitos fãs em Portugal, tenho a sensação de que era quase a "segunda casa" deles e os seus concertos enchiam sempre (ou quase sempre)! São uma das minhas bandas favoritas pela energia que tinham em palco e claro, pelas musicas que compunham...
Infelizmente separaram-se devido a discórdias entre os elementos e cada um seguiu o seu rumo!
Agora a vocalista regressa com um álbum só seu e cheia de energia, álbum esse que já possui um ou dois singles, há já dois videoclips com músicas desse álbum na internet, acho que são os dois oficiais.
E aqui estão eles:

Sandra Nasic - The Name of my Baby


Sandra Nasic - Fever

Se querem a minha opinião, parecem-me ambas boas músicas, espero que o resto do álbum esteja como estas! Tem o melhor de Guano Apes nelas e a bela voz da Sandra...
Sandra keep it up!!!

Links
relacionados:
Site oficial da Sandra Nasic (em alemão)

Um abraço e portem-se :)*

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Todos temos um poeta em nós, uns mais outros menos! O poeta em mim criou estes versos e eu dediquei-os (já há algum tempo) à pessoa que mais os merece! Hope you like it too :)


Amiga Leal

Que Ajuda sem Vaidade

Olhos Verdes, Puro Cristal

És Lágrima, és Água, és Verdade

Amante Caliente

De Beijo sem Pudor

Sensual, de Corpo Ardente

És Sangue, és Fogo, és Amor

Menina Melosa

Que comove, qual Criança

Bochechas tão Fofas e Mimosa

És Mel, és Vento, és Esperança

Alma de Ouro

Tão Simpática e Extrovertida

Cabelo Ondulado, Castanho-Louro

És Seiva, és Terra, és Vida


Ainda neste post, a minha música favorita do momento: Battles - Atlas

E minha frase favorita: "Don't want to go crawlin' back to ol' Mr. righty palmer to do the one hand waltz around the ballroom, eh?"

Fonte: Ctrl+Alt+Del Comic

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Calvin & Hobbes, a banda desenhada

Decidi dedicar este post a uma banda desenhada que desde muito novo me despertou me despertou curiosidade pela sua originalidade, humor e também porque certas vezes fazia-me divagar "para além da bola de ignorância que me envolve".
Os personagens principais desta história são um rapaz de seis anos com uma imaginação e feitio digamos "fora do comum", Calvin, e o seu tigre de peluche Hobbes. Quando mais ninguém os rodeia Hobbes é tudo menos de peluche, e possui uma consciência muito mais humana e racional que Calvin, no entanto os seus instintos animais estarão sempre presentes...
E ao virar da primeira página já estamos envoltos num mundo onde estes dois compinchas fazem o complicado parecer fácil e vice-versa, onde existem monstros debaixo da cama, dinossauros e planetas distantes com extra-terrestres sequiosos de poder e tudo é muito mais do que parece!


O seu pai, Bill Watterson, nunca quis que os seus personagens se tornassem produtos de merchandising, recusando vários contractos de licenças e mantendo-se sempre firme aos seus princípios. Ele secretamente autografava algumas cópias dos seus livros e punha-os nas prateleiras da livraria pertencente à sua família mas quando descobriu que algumas pessoas vendiam esses livros online por altos preços ele deixou de o fazer. (Fonte: Wikipedia)



Deixo-vos com uma das minhas quotes favoritas, um abraço e portem-se :)*

Calvin: Do you believe in the devil? You know, a supreme evil being dedicated to the temptation, corruption and destruction of man?
Hobbes: I'm not sure that man needs the help.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

O direito à energia eléctrica é para todos, o dever de a poupar também...

Hoje pus-me a pesquisar sobre o nosso sector de energia eléctrica e encontrei alguns utilitários e simuladores que nos podem ajudar a poupar na conta da electricidade, sendo eles:

Simulador de Potência a contratar
Descrição: Insiram as potências dos vossos equipamentos eléctricos, em que parte do dia os utilizam e vejam se a vossa tarifa é a adequada.
Fonte: ERSE

Simulação de Facturação de Electricidade Para Fornecimentos em Portugal Continental em Baixa Tensão (consumidor comum);
Descrição: Insiram a informação dos vossos consumos e obtenham uma estimativa anual da vossa facturação (quanto pagarão no ano).
Fonte: ERSE
Nota: Ficheiro em Excel, necessário activar Macros.

Simulador de comparação de preços no mercado;
Descrição: Com a liberalização do sector eléctrico apareceram novos comercializadores de energia eléctrica (para além da EDP Distribuição S.A.) a quem o consumidor pode requisitar electricidade. Este simulador ajuda a optarmos por um deles.
Fonte: ERSE
Nota: Ficheiro em Excel, necessário activar Macros.

EDP Online;
Descrição: Registrem-se sem qualquer custo e comuniquem as vossas leituras, pagando apenas o que consomem e não por estimativas de consumo , entre outras funcionalidades.
Fonte: EDP Distribuição S.A.

Ainda algumas dicas em como poupar em electricidade de quem mais percebe:
EDP - Saiba como poupar;
A E Portugal - Como poupar Electricidade;
Ecocasa - FAQ;

Comentários e outros links igualmente úteis e interessantes são bem vindos :)
Um abraço e portem-se!*

domingo, 19 de agosto de 2007

A minha primeira vez...

Esta frase marca o inicio de uma nova experiência: ter o meu próprio blog. E agora? começo por onde?
Secalhar deveria apresentar-me... Acho que dispenso, no one really cares.
Neste momento estou expectante até onde e quando o levarei adiante, confesso que estou entusiasmado q.b. e espero obter, tal como de tudo o resto na vida, boas recordações e também satisfazer a minha (falta-me a palavra adequada) "necessidade" de escrever sobre aquilo que quiser e publicar o resultado, just for the heck of it.
Vou ver se coloco algum conteúdo extra, talvez umas imagens, uns videozecos para colmatar a coisa, a ver se isto não fica muito crú, dar alguma cor à cena hehe. Ideias não faltam, mas poucas passam no teste da parvoíce. Enfim, mal posso esperar para isto se tornar num antro de informação inútil e de bons momentos regados com palavras, minhas ou vossas, e boa disposição.
E pronto, aqui concluo o meu primeiro post. A quem leu até ao fim, um abraço... a quem apenas leu só o fim (hehe smart guy)... um abraço também! Portem-se*