terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O cosmos do floco...

Ainda agora assisti a um documentário no canal História sobre a neve e flocos de neve... Essas pequenas criações naturais deixaram-me surpreendido pela sua beleza e também pelos factos apresentados no documentário! Senão, ora dêem uma olhada a algumas fotografias:


Imagens de cristais de neve (retiradas de SnowCrystals.com)

Como é que algo tão complexo nasce do simples congelamento de vapor de água?!
Bem, muito (muito muito) resumidamente falando, duas coisas ocorrem: a facetação e a ramificação (links em inglês). É do frágil equilíbrio entre estes dois acontecimentos que as variadas formas dos cristais de neve ocorrem.

Diagrama de crescimento dos cristais (retirado de SnowCrystals.com)

De simples não tem nada! Esta complexidade leva a que se afirme que não existam dois flocos de neve precisamente iguais, em toda a história do nosso universo. Como explica o autor do site já supracitado (explicação detalhada aqui), pensemos em quantas maneiras temos de dispor 15 livros numa prateleira... Para o 1º existem 15 posições disponíveis, para o 2º existem 14, para o 3º apenas 13, e por aí fora. O resultado é de mais de um trilião de maneiras de dispor apenas 15 livros... agora imaginem 100 livros, o número de possíveis maneiras de os dispor sobe para 10158 ( é um 1 seguído de 158 zeros). Esse número é cerca de 1070 vezes maior que o número total de átomos existentes no universo inteiro!
Se olharem com atenção para um cristal de neve complexo podem-se distinguir 100 características diferentes, como essas características podem ter crescido de modo ligeiramente diferente ou aparecerem dispostas em diferentes sítios do cristal, a mesma matemática pode-se-lhes aplicar! Daí o número de formas que os cristais podem ter é absolutamente enorme, podendo-se afirmar que é improvável que quaisquer dois cristais de neve complexos de toda a história do nosso planeta sejam completamente iguais!
É claro que nem todos os flocos são como os das fotografias anteriores, aliás, a maior parte não possui uma simetria hexagonal perfeita, apresentando-se distorcidos. São esses os mais comuns! e pronto, espero que tenha despertado a vossa curiosidade e fascínio para este micro cosmos e tudo o que o envolve! Muito ficou por dizer mas deixo-vos com alguns links relacionados:

SnowCrystals
Wikipédia - Neve
Wikipédia - Curva de Koch (pouco tem a ver com flocos de neve mas deveras interessante)
Design a snowflake online

Espero que neve este ano de novo cá na térrinha, pode ser que caiam dois flocos iguais ;) Até lá!*

2 comentários:

Anónimo disse...

E se nevar, que eu esteja bem quentinha ao pe de ti... *** Gostei muito do post!
Ritinha

Diósnes disse...

Só uma mariquice:
Para passar do estado gasoso ao estado sólido a água passa pelo estado liquido.
Corrige lá a frase.
;)